Search This Blog

Wednesday, March 18, 2015

Exportação de etanol sofrerá impactos da alta do dólar?

View this email in your browser

Mercado de exportações de etanol sofrerá impactos da valorização do dólar?

 

Entenda como a moeda norte-americana e a produção mundial alcooleira pode afetar comércio brasileiro

A forte desvalorização cambial tem alimentado a expectativa de abertura de uma janela de oportunidade para a exportação de etanol. Mas como o aumento da moeda norte-americana pode impactar nas negociações do biocombustível?
 
Toda desvalorização cambial implica na redução da quantidade de dólares necessários para se adquirir um produto com a moeda brasileira - o real. Segundo o economista da DATAGRO, Bruno Freitas, no caso do etanol, o real mais barato frente ao dólar proporciona aumento da competitividade no mercado externo, o que seria positivo para o comércio brasileiro.

"Entretanto, o atual cenário é bem diferente daquele observado em 2008, quando as exportações brasileiras superaram 5 bilhões de litros. Além de contar com uma maior produção interna, a União Europeia e os EUA diminuíram as importações também em virtude das revisões dos programas de uso de biocombustíveis", explica o economista.
 
Com base nos dados apresentados pelo DATAGRO MARKETS, nos últimos anos, os principais destinos do etanol brasileiro têm sido os EUA. Em 2014, o Brasil exportou 1,39 bilhão de litros de etanol, dos quais 719,23 milhões de litros ou 51,6% do total para os EUA.

Porém, segundo o presidente da DATAGRO, Plinio Nastari, no ano passado, os EUA produziram 54,1 bilhões de litros, e é hoje por larga margem o maior produtor mundial, abastecendo mercados antes atendidos pelo Brasil. Para isso, as próximas exportações de etanol em 2015/16 devem se manter em volume mais contido.  
 
Decisões importantes são tomadas nesse contexto de alta do dólar ou da crise do setor sucroenergético. E você sabe quais caminhos deve seguir? Nastari mostra como responder as principais dúvidas através do DATAGRO MARKETS 1.2. "A plataforma dá acesso há mais de 130 relatórios mensais com análise em profundidade e 47 mil séries históricas do setor."

Veja mais informações sobre essa ferramenta 
AQUI.
Copyright © 2015 DATAGRO, All rights reserved.

unsubscribe from this list    update subscription preferences 

No comments: